sexta-feira, setembro 30, 2011

Falamos a mesma língua?

celular = telemóvel
descarga - autoclismo
tampa (panela) = testo
entender = perceber (não estou a perceber...não percebo..)
marrom = castanho
sapatilha = sabrina (??? rs)
calcinha = cueca / tanga
trem = comboio
ônibus = autocarro
parada (de bus) = paragem
geladeira = frigorifico
planejar = planear
caminhão = camião
carona = boleia
letra K (ka) = kapa


=D

4 comentários:

  1. falamos línguas diferentes mesmo, mas chega-se a um acordo sem grandes problemas.
    ano passado você estava cá em terras brasileiras e eu lá em terras portuguesas.
    saudades do Porto e você deve estar com saudades do Brasil.
    sabe que sinto até saudades do frio que está a fazer por aí agora?
    aproveite muito.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila. imagino que sim. mas da chuva vc nao deve sentir saudades neh? rs hj choveu tanto que ficamos sem luz =O
    tenho saudades sim..em fevereiro volto pra passar uns dias.
    amanha eh o desfile do Pai Natal e lembro qnd li isso no seu blog e pensei "ano que vem poderei ir.." rsrs. ainda nao sei se vou.
    estou com o blog abandonado..penso varias vzs em escrever, mas desisto.
    aproveite o calor por aih tb!
    obrigada. beijinhus!!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Esclarecedor seu blog, parabéns! Estarei saindo de Curitiba para Coimbra, estudar na UC. Minhas aulas começam dia 21 de janeiro e minha carta de aceite original ainda não chegou. Assim, sequer consegui juntar toda a documentação para conseguir o Visto. Por isso pergunto: Quanto tempo para sair o visto aqui em Curitiba? Se ele não chegar em tempo, poderei ir como turista e acertar minha situação junto ao SEF? Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Giovani. Será mais um brasileiro em terras lusitanas então. rs Ainda não tive oportunidade de conhecer Coimbra, mas me parece uma cidade muito interessante.Não me recordo do tempo de espera do visto, mas penso que esperei por um pouco mais de um mês. Aconselho que você verifique se é preciso mesmo a carta de aceitação original. No meu caso, por exemplo, recebi por e-mail antes ..se for o seu caso tb..as vzs o consulado pode aceitar essa carta.
    vc pode entrar como turista sim (na Europa por até 90 dias), mas convém chegar jah com o visto. Burocracia é igual em qualquer lugar do mundo e aqui para uma simples marcação de horário no SEF já é complicado e sinceramente não sei como seria conseguir o visto de estudante através deles. Nesse momento estou aguardando a chegada da minha autorização de residência temporária e para vc ter ideia o prazo é de até 60dias após a entrada do processo..e para conseguir dar essa entrada...jah foram mais 60dias.
    vc pode tb mandar um email para o sef (www.sef.pt) questionando sobre esse procedimento. Outra dica importante...se vc for contribuinte do INSS aih no Brasil pode requerer o formulário PB4 ..eu jah precisei de atendimento médico aqui ...e usei meu direito pelo PB4 sem problema algum...caso contrário vc precisará de um seguro de viagem..que para 6 meses deve custar até uns 1000.
    No que puder te ajudar fico à disposição.Boa sorte!!

    ResponderExcluir