quarta-feira, maio 12, 2010

A tal da relação humana..

Não sei! Muito se fala sobre o homem...o ser que é humano e racional, que tem consciência de si inserido no mundo, que consegue expressar e verbalizar o que sente, o que deseja...felicidade, tristeza. Sinceramente falando isso é mesmo algo positivo?
Claro que sei que somente por causa dessas particularidades conseguimos viver em sociedade, construir e repassar conhecimentos e mais outros blablablas verdadeiros.
Mas será que o poder que temos de nos comunicar não é na verdade um fardo que temos que carregar?
Quem não se expressa, não consegue viver em sociedade. E quem se expressa consegue muito facilmente magoar às vezes de forma irreversível o ser que mora ao lado. As nuances das relações humanas me são demasiadamente complexas. Há pouco comentei...que me pego pensando que vou acabar sozinha, aquela tia que tem vários gatos em casa, borda lindas toalhas e dá singelos bom dia(s) e boa noite(s) ao vizinho para começar tudo de novo no outro dia hauhaua Um quadro alternativo eu diria.
Se relacionar em qualquer nível é uma corda bamba. Você precisa primeiramente treinar...algo que começamos a fazers na infância. E a partir disso ..rezar para que o treinamento tenha sido suficiente e que você consiga manter o equilíbrio.
Contudo, nem sempre é possível. Somos subitamente acometidos por uma severa labirintite que tira tudo do eixo mais uma vez. E você cai. Haja paciência! Sua e dos outros. A corda continua ali...e não há outra escolha senão respirar fundo e subir novamente.
No fim você acaba percebendo que as pessoas não serão 100% como vc gostaria e vice versa e tenta aprender a conviver com isso...com as malditinhas diferenças. Com aquilo que o outro entende como verdade absoluta...que para você é simplesmente..nada! Com os opostos, com as semelhanças..com aquilo que te encanta no outro. Não prego uma intolerância as diferenças. Aliás, eu não prego nada. Apenas escrevo porque sou um ser humano racional que tem necessidade de verbalizar e expulsar de dentro de mim em forma de palavras algo que incomoda.
Os seres humanos (incluindo eu e você) são assim...criaturas que não sabem muitas vezes o que fazer com o poder que lhes foi dado. Conseguimos nos comunicar, ótimo! E fazemos o que com a parte não racional quando verbalizada? Com os ciúmes, a inveja, o mau humor, a insegurança, a fúria?
Realmente ainda tenho muito o que treinar para permanecer na corda bamba. Investir e desenvolver a (minha) inteligência emocional passou a ser questão prioritária. De ordem de segurança pública eu diria. rs
Justiça seja feita. Não teríamos a literatura, a música..as artes em geral se não fosse por tudo isso. mas que tem que ter paciência..aaah tem!

Assim segue a tal da frase da semana
"Nossa missão: Compreender o universo de cada ser humano, respeitar as diferenças, brindar as descobertas, buscar a evolução." Luis Fernando Veríssimo.
E eu acrescentaria ao final a tal da paciência

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário