quarta-feira, julho 21, 2010

Segurança: eu preciso dela e você?

Dias atrás fiz uma lista de prós e contras sobre imigrar para o Canadá.
Claro que alguns itens tem peso 100, como a distância da família e amigos e filhos crescento longe dos avós (uma das minhas melhores lembranças de infância são os finais de semana na minha vó).
Depois eu posto a lista aqui.

Minha pergunta é: que peso atribuir para o quesito violência nessa contabilidade?
Tá bom..o assunto é clichê, eu sei.
Me perdoem, mas desde ontem não consigo parar de pensar. Acompanhem:

- chego em casa do trabalho a vizinha vem falar cmg...relatando que a filha de não sei quem voltando da faculdade de noite foi assaltada na esquina (10 metros da minha casa!!) por dois caras numa moto. Jogaram ela no chão e levaram tudo.

- meu irmão já foi assaltado dentro do terminal do bus ao meio dia!!

- roubaram o som do carro do meu namorado na frente da minha casa ano passado.

- roubaram o caro do meu cunhado. ningm nunca mais viu.

- minha mãe já foi assaltada em sp no trânsito e viu o cara apontar a arma pra cabeça de uma amiga!!

- TV ontem: programa mostra os crimes passionais...mulheres assassinadas por causa do ciúme, violência contra a mulher, ineficiência da pollícia (pára tudo! a delegada não sabia se ia decretar a prisão de um cara que matou a mulher na frente das filhas e da própria mãe dela. realmente...faltam testemunhas para o caso!)

- E no jornal....mais violência, Polícia invade morro no RJ para libertar duas mulheres feitas reféns...tiroteio não sei aonde...blah blaaaaah blaaaaahhh.

O que é isso? De verdade..que p*** é essa? Não quero ligar a TV e ver esse tipo de coisa.

Quer dizer que além de me ferrar estudando, trabalhando, pagando todos os impostos do mundo...eu tenho que andar pelas ruas olhando para os lados e agarrada na bolsa? Nâo posso usar o transporte público a noite? Ah tá...esqueci. Carro é seguro (minha mãe, namorado e cunhado que o digam) e super acessível né? afinal um carro POPULAR novo custa apenas 23mil. e ah...não esqueçam dos pelo menos 1500 anuais pelo seguro...senão já viu....


Eu leio muitos blogs de brasileiros morando nas terras geladas. Relatos sobre o roubo da banderia do Brasil que ficava no carro e da bike de dentro do estacionamento do prédio eu já li....seguro obrigatório para todos os carros...eu sei.

Não vou lembrar o blog para referenciar...mas achei completamente verdadeiro um dos posts que encontrei por aí. Algo mais ou menos assim...por nenhum momento vou deixar de ser brasileira...de amar a minha cultura e de sentir orgulho por incontáveis razões...mas o meu lar, a minha casa ...onde eu quero viver certamente será aquele lugar em que eu me sinto segura..que sinto respeito pela individualidade, por quem eu sou, pelo meu trabalho...pelo meu espaço.
`morei` por dois meses em Vancouver e não teve um dia sequer que eu tenha sido abordada na rua por qualquer homem fazendo qualquer comentário repugnante ou faltando com respeito. Duas vzs fui abordada lá: um sr perguntando por uma rua e uma mulher que falou para eu me virar dentro do metrô pq eu estava perdendo o por do sol mais lindo de todos..perto so Science World.
Semana passada fui perseguida por um cara do terminal até o ponto perto da minha casa...e quando eu desci...um grupo de sei lá mais quantos do outro da rua começa a mexer cmg. Preciso falar mais alguma coisa?

Não estou dizendo que existe um país perfeito, livre de qualquer violência e maravilhoso de se morar. Mas as coisas podem ser mais agradáveis, mais seguras, mais respeitosas. Eu já senti isso! E quero sentir de novo!

Um comentário:

  1. Seguranças, realmente como ela faz falta, todos os dias quando chego no trabalho tenho novas noticias de assaltos e mortes na região, morro de medo. Mas fazer o que por enquanto né? Não dá pra deixar de viver por medo.

    To sempre lendo por aqui meu bem.
    =***

    ResponderExcluir